Doenças Do Carrapato

Doenças Do Carrapato

No Brasil, a maioria dos lares possuem animais de estimação, como cães e gatos.Infestações por carrapatos são dificuldades na vida deles,ja que causam incomodo por causa das picadas e o risco de transmissão de doenças graves, tais como Erliquiose cujo os sintomas são; prostração, perda do apetite, sangramento nasal e cutâneo e anemia grave. Babesiose é outra doença que causa letargia, emagrecimento progressivo, febre, anemia e ictericia. Já a Febre maculosa é uma zoonose onde cães e seres humanos  infectados vão apresentar sinais clínicos graves, podendo evoluir para obito.

No ciclo de vida do carrapato, de uma fêmea podem eclodir ate mais de 2000 ovos, que por serem quase transparentes não são vistos facilmente, contaminando assim o ambiente de forma rapida. Desses ovos nascem as larvas que sobem nos cães para se alimentarem de sangue. Depois disso, elas voltam para o ambiente para a proxima fase do seu  desenvolvimento; ate se tornarem carrapatos adultos que se fixam nos pêlos e depois na pele para se alimentarem de sangue e amadurecerem  ovos e reiniciarem um novo ciclo. Por isso é tão importante a desinfecção do ambiente de forma correta juntamente com o tratamento do animal contaminado pelos carrapatos.

Para  a limpeza do ambiente, podem ser usados produtos a base de amitraz, que conferem uma eficacia consideravel no exterminio dos carrpatos em todas as suas fases.

Ja para o naimal é preferivel uso de medicamentos orais ( comprimidos com intervalos de 30, 35 e ate 3 meses de proteçao) ou produtos pour-on que são colocados na pele do animal com intervalo de 30 dias.

 

Cuide de quem te ama!

Crédito Janaína Oliveira

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!